“Mundo na sala de aula”, a nova série do podcast Mundaréu!

Este é o episódio de fechamento da série Mundo na sala de aula. A série produziu nove episódios, publicados sempre às segundas-feiras, entre agosto e outubro de 2020. Foi uma série toda produzida pelas e pelos estudantes da equipe do Mundaréu em Brasília e em Campinas. E teve como objetivo gerar material para ser aproveitado dentro da sala de aula, especialmente neste momento de educação remota.

Neste encerramento, vamos discutir o podcast como ferramenta de ensino e aprendizagem de Antropologia. Um material em áudio pode ser ouvido antes, durante e depois da aula; pode ser acompanhado de um roteiro de audição; pode conectar um texto lido a uma história ouvida; pode até inspirar processos de avaliação.

Neste caso, a professora preparou uma lista com vários e diferentes podcasts de Antropologia e pediu para que a turma escolhesse e ouvisse alguns deles. Depois, cada estudante gravou, em um áudio de até dois minutos, um comentário sobre o material ouvido. Deste conjunto de pequenos áudios, a professora selecionou justamente os trechos que discutiam a utilidade do podcast como recurso didático. E resultou este episódio como forma de concluir a atividade com a turma, fazer o fechamento da série Mundo na sala de aula e, ao mesmo tempo, mostrar o quanto apostamos no podcast para ensinar e aprender Antropologia.

Disciplinas que podem se beneficiar deste episódio:

• Introdução a Antropologia
  • Disciplinas da Licenciatura em Ciências Sociais
  • Antropologia e comunicação
  • Antropologia e educação
  • Métodos e técnicas em Antropologia Social
  • Divulgação científica das Ciências Humanas

Materiais que podem dialogar com este episódio:

Materiais extras

Expediente:

Apresentação: Ana Noronha, Hugo Virgilio e Soraya Fleischer
Vozes da turma de “Antropologia e mercado de trabalho”: Acsa Moreira, Ana Clara Araújo, Ana Luiza Vasconcelos, Augusto Botelho, Barbara Martins, Daniel Silveira, Debora Silva, Francisco Souza, Hugo Virgílio, Isabella Rodrigues, Luana Bittencourt, Lucas Barbato, Maria Estela Capuano, Maria Luiza Vietes, Maria Marcelina, Mariana Petruceli, Pedro Ribas, Rafael Luz, Uriel Alves e Wendel Batista
Produção: Ana Noronha, Hugo Virgilio e Soraya Fleischer
Montagem e edição do roteiro: Ana Noronha, Hugo Virgilio e Soraya Fleischer
Montagem e edição do episódio: Ana Noronha e Hugo Virgilio
Transcrição do episódio: Raissa Carvalho
Conteúdo do sítio eletrônico: Ana Noronha, Hugo Virgilio e Soraya Fleischer
Divulgação: Milena Peres e equipe do Mundaréu

Agradecimentos: A turma de “Antropologia e mercado de trabalho” por se engajar na atividade e também consentir a inclusão de suas ideias e vozes no episódio; Os podcasts que nos permitiram usar suas vinhetas; A equipe do Mundaréu, em Brasília e em Campinas, pela parceria sempre tão batuta; Raissa Carvalho que transcreveu este episódio e o tornou mais acessível; o Centro de Educação à Distância (CEAD/UnB) e ao Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília.

Data de Publicação: 11/10/2020