A Associação Brasileira de Antropologia (ABA) é uma das maiores associações profissionais da área. A cada dois anos, ela organiza a Reunião Brasileira de Antropologia (RBA), reunindo centenas de estudantes, pesquisadoras, professoras, palestrantes, expositoras, autoras de livros, artistas que têm produzido Antropologia.

A 33ª RBA, que aconteceu de modo virtual entre 28 de agosto e 3 de setembro de 2022, contou com dezenas de atividades. Dentre elas, aconteceram quatro conferências, sempre ao final de cada dia do evento. As conferencistas gravaram suas palestras em suas línguas de origem e as palestras foram traduzidas para o português, e legendadas nos vídeos que foram ao ar no canal da TV ABA no Youtube.

As equipes dos podcasts Mundaréu e Campo foram convidadas para fazer a locução destas traduções permitindo, ao mesmo tempo, maior acessibilidade e mais uma mídia para acompanhar as ideias mobilizadas nas conferências. As locuçoes estão disponíveis no site da 33ª RBA.

1. Conferência 1: “Agradecimentos de uma antropóloga“, com Lila Abu-Lughod (Universidade de Columbia, EUA), 29/08/2022. Apresentação de Andrea Lobo (UnB), locução de Soraya Fleischer (Podcast Mundaréu), disponível na TV ABA.
  2. Conferência 4: “Escrever etnografia em tempos conturbados“, com Paul Stoller (Universidade de West Chester, EUA), 01/09/2022. Apresentação de Maria Elvira Benitez (MN-UFRJ) e Marcelo Mello (UFBA), locução de Paula Lacerda (Campo Podcast), disponível na TV ABA.