Podcast: Play in new window | Download
Subscribe: Apple Podcasts | Spotify | Amazon Music | RSS
Episódio 6: “O que seria uma ciência responsável?”
A pesquisa científica se tornou uma importante aliada da saúde pública durante a epidemia do Zika Vírus. Desse modo, muitos foram os cientistas que investigaram o vírus e seus desdobramentos. Mas você sabia que mesmo entre os cientistas mais respeitados a maneira com que essa resposta científica é produzida pode variar bastante? Como é formada a equipe científica? Quem são os participantes de pesquisa? Como eles são convidados, integrados, tratados? Quais são os resultados esperados?
Neste episódio, ouviremos as pesquisadoras Delâine de Melo e Bernadete Perez Coêlho, ambas da UFPE, conversarem sobre algumas das responsabilidades assumidas pela equipe que elas integraram no Ambulatório de Zika em Recife, Pernambuco. E saberemos como elas se relacionam com o tipo de ciência que estava sendo produzida à época.
Mais informações:
- Página do episódio
- Currículo Lattes da Mariana Petruceli.
- Currículo Lattes da Irene do Planalto Chemin.
- Currículo Lattes da Bernadete Perez Coêlho.
- Currículo Lattes da Delâine Cavalcanti Santana de Melo.
- Grupo de pesquisa de Bernadete Perez e colegas de atuação no Ambulatório de Zika: Atenção e Gestão na Saúde: interfaces clínica e política.
- COÊLHO, Bernadete Perez et al. “Atenção primária no contexto da epidemia Zika e da síndrome congênita da Zika em Pernambuco, Brasil: Contexto, vínculo e cuidado”. Ciência & Saúde Coletiva 27(3), pp. 861-870, 2022.
- COÊLHO, Bernadete Perez. A reformulação da clínica e a gestão na saúde: Subjetividade, política e invenção de práticas. São Paulo: Hucitec, 2015.
- MELO, Delâine; MIRANDA, Gabriella Morais Duarte Miranda; COÊLHO, Bernadete Perez. “Síndrome Congênita do Zika Vírus: impasses na proteção social e no cuidado a crianças e famílias”. In Jader Luís da Silveira (Org.). Ciências Sociais e políticas: Democracia, demandas e desafios. Formiga: Editora MultiAtual, 2022, pp. 138-155.
- PETRUCELI, Mariana. As múltiplas responsabilidades de uma equipe de cientistas do Zika: Um estudo antropológico sobre a pesquisa em saúde em Recife/PE. Trabalho de Conclusão de Curso [Graduação em Antropologia]. Orientação: Soraya Fleischer. Brasília, Universidade de Brasília, 2023.
Materiais extras:
- Transcrição completa do episódio.
- VALIM, Thais. “Criança não é adulto pequeno”. Ciências do Zika, Episódio 1, Mundaréu podcast, 29/05/2023.
- FLEISCHER, Soraya. “O Zika me formou“. Ciências do Zika, Episódio 4, Mundaréu podcast, 20/06/2023.
- FERREIRA, Mariana Toledo. A institucionalização da pesquisa em genética no Brasil e seus pesquisadores: Um estudo de caso do Centro de Estudos do Genoma Humano da USP. Tese [Doutorado em Sociologia]. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2013.
- FLEISCHER, Soraya. “Mas vai ter resultado essa pesquisa, né?: Zika, mães e ciência no Brasil. In: MARQUES, Bárbara. LUSTOSA, Raquel. VALIM, Thais. FLEISCHER, Soraya. Micro-histórias para pensar macro-políticas. São Carlos: Áporo Editorial, 2021, pp.
- HARAWAY, Donna. “Saberes localizados: A questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial”. Revista Pagu, 1(2), pp. 19-58, 2016.
- LATOUR, Bruno “On technical mediation”. Common knowledge, 3(2), 1994.
- JASANOFF, Sheila. Science and public reason. Editora: Routledge, 2012.
- “Antropólis”, integrante da Rádio Kere-kere, coletivo de podcasts de Ciências Sociais e Antropologia.
- Música da série: “Suporto perder”, do álbum Virada na Jiraya de Flaira Ferro.
- Imagem do header: Birth defect surveillance network (RELAMC). In ORIOLI, I. M. et al. “The Latin American network for congenital malformation surveillance: ReLAMC”. American Journal of Medical Genetics Part C: Seminars in Medical Genetics. Global Health Action, 184(4), 2019, p. 5.
Expediente:
- Apresentação: Irene do Planalto Chemin.
- Coordenação geral do Mundaréu: Daniela Manica (Unicamp) e Soraya Fleischer (UnB).
- Coordenação da série “Ciências do Zika”: Irene do Planalto Chemin, Mariana Petruceli e Soraya Fleischer.
- Consultoria em podcast: Irene do Planalto Chemin, da Caminhos do Som Consultoria (@caminhosdosomconsultoria).
- Cientistas entrevistadas: Bernadete Perez Coêlho e Delâine Cavalcanti Santana de Melo.
- Cientistas entrevistadoras: Mariana Petruceli e Thais Valim.
- Transcrição das entrevistas: Isadora Sipp Valle e Mariana Petruceli.
- Roteiro: Mariana Petruceli.
- Corte de áudios: Mariana Petruceli e Irene do Planalto Chemin.
- Montagem e edição do episódio: Irene do Planalto Chemin.
- Transcrição do episódio: Luana Ainoã.
- Revisão da transcrição do episódio: Soraya Fleischer.
- Projeto de pesquisa: Uma Antropologia da Ciência do Zika: Resultados, retornos e epistemologias.
- Equipe do projeto de pesquisa: Ana Paula Jacob, Caroline Pinheiro, Isadora Valle, Laura Coutinho, Mariana Petruceli, Thais Valim.
- Coordenação do projeto de pesquisa: Thais Valim e Soraya Fleischer.
- Financiamento: Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília; Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal; Bolsa Produtividade do CNPq.
- Conteúdo do sítio eletrônico: Soraya Fleischer e Daniela Manica.
- Divulgação: Equipe do Mundaréu.
- Coordenação do Mundaréu: Soraya Fleischer e Daniela Manica.
Agradecimentos: Gostaria de expressar minha gratidão aos cientistas que compartilharam suas histórias conosco, em especial às professoras Delâine de Melo e Bernadete Perez que participaram deste episódio. Também quero agradecer à Professora Mariana Toledo por participar da minha banca de TCC e me ajudar a discutir as responsabilidades científicas. Além disso, agradeço à equipe do projeto “Ciências do Zika” pela parceria e competência no trabalho que realizamos juntas no podcast e além dele. Por fim, gostaria de agradecer à equipe do Mundaréu, tanto de Brasília quanto de Campinas, pela oportunidade de compartilhar minha pesquisa e muitas outras!