Episódio 1: Criança não é adulto pequeno

Devido ao nascimento de crianças com múltiplas deficiências, a epidemia do Zika despertou uma grande atenção científica.  Havia muitos grupos interessados na compreensão daquela nova patologia. E muitas pesquisas foram conduzidas com esse objetivo. Mas você já parou para pensar que, no centro desses esforços, estavam os bebês e as crianças diagnosticadas com a Síndrome Congênita do Vírus Zika? Como foi fazer pesquisa com crianças tão pequenas e com múltiplas deficiências? Nesse episódio, a gente vai conhecer como Mariana Leal, Carine Wiesiolek, Maria Lúcia Galvão, Georgia Lima e Afonso Tavares, que conduziram pesquisas sobre o Zika, adaptaram seus métodos e teorias em meio à epidemia.

• Transcrição completa do episódio.
  • BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei 8.069/90. São Paulo, Atlas, 1991.
  • Rádio Kere-kere, coletivo de podcasts de Ciências Sociais e Antropologia
  • Sonoplastia: “Stereo Babies”, de bone666138.
  • Música da série: “Suporto perder”, do álbum Virada na Jiraya de Flaira Ferro.
  • Imagem do header: “Acesso geográfico atual de crianças com SCZ na Região Metropolitana do Recife, PE, 2018”. In BRITO, Patrícia Meireles. Sobrecarga e qualidade de vida de mães cuidadoras de crianças com síndrome congênita do vírus Zika no estado de Pernambuco: associação com desempenho funcional de criança e acesso geográfico aos serviços de saúde utilizados. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia). Orientadora: Karla Mônica Ferraz Teixeira Lambertz. Universidade Federal de Pernambuco: Recife, 2018, p. 58.

• Coordenação do Mundaréu: Soraya Fleischer e Daniela Manica
  • Apresentação: Irene do Planalto Chemin.
  • Coordenação da série “Ciências do Zika”: Irene do Planalto Chemin, Mariana Petruceli e Soraya Fleischer.
  • Consultoria em podcast: Irene do Planalto Chemin do Caminho do Som Consultoria (@caminhodosomconsultoria).
  • Cientistas entrevistadas em Recife: Afonso Tavares Netto, Carine Wiesiolek, Georgia Lima, Mariana Leal, Maria Lúcia Galvão.
  • Cientistas entrevistadoras: Isabella Barbosa, Isadora Valle, Mariana Petrucelli, Thais Valim.
  • Transcrição da entrevista: Caroline Franklin, Evelyn Sâmia, Isabella Barbosa, Laura Coutinho, Lola Mascarenhas, Mariana Petrucelli, Thais Valim.
  • Produção do roteiro: Thais Valim.
  • Corte de áudios: Thais Valim e Irene do Planalto Chemin.
  • Montagem e edição: Irene do Planalto Chemin.
  • Transcrição do episódio: Thais Valim e Mariana Petruceli.
  • Revisão da transcrição do episódio: Irene do Planalto Chemin e Soraya Fleischer.
  • Projeto de pesquisa: “Uma Antropologia da Ciência do Zika: Resultados, retornos e epistemologias”.
  • Equipe do projeto de pesquisa: Ana Paula Jacob, Caroline Franklin, Isadora Valle, Laura Coutinho, Mariana Petruceli, Thais Valim.
  • Coordenação do projeto de pesquisa: Thais Valim e Soraya Fleischer.
  • Financiamento: Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília; Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal; Bolsa Produtividade do CNPq.
  • Conteúdo do sítio eletrônico: Thais Valim, Soraya Fleischer e Daniela Manica.
  • Divulgação: Equipe do Mundaréu.

Agradecimentos: Agradeço especialmente aos quatro cientistas que toparam conversar conosco e posteriormente concordaram com a utilização de seus áudios nesse episódio. Muito obrigada, Afonso, Carine, Georgia, Mariana e Malu! Também agradeço Mateus Raynner André, Neusa Valim e Samyra Akasha, que palpitaram em versões desse roteiro, e, como sempre, obrigada a Daniela Manica e toda a equipe do Mundaréu, em Brasília e em Campinas, por todo o excelente trabalho! Por fim, dedico esse episódio a todas as crianças diagnosticadas com a SCVZ e suas famílias. Que essa epidemia não seja esquecida, que suas histórias continuem visíveis, que suas demandas de saúde recebam a atenção necessária.

O que achou do episódio? Nos conte: podcastmundareu@gmail.com

Data de Publicação: 29/05/2023