Podcast: Play in new window | Download
Subscribe: Apple Podcasts | Spotify | Amazon Music | RSS
“Mundo na sala de aula”, a nova série do podcast Mundaréu!
Trabalho de campo só vale se for num lugar distante? Antropóloga tem que viajar pra fazer pesquisa? Que nada! Trabalho de campo pode ser feito em qualquer lugar, inclusive naqueles que fazem parte do nosso dia a dia. Nesse episódio, a Melissa Bevilaqua vai levar a gente pras salas de aula que ela frequentou. Como estudante e aspirante a professora, ela vai contar como que esse lugar tão familiar virou seu campo. E vai mostrar que, pra gente começar a encontrar possibilidades de pesquisa antropológica em tudo que nos cerca, basta esse tal do estranhamento…
Disciplinas que podem se beneficiar deste episódio:
- Introdução à Antropologia
- Introdução à Metodologia das Ciências Sociais
- Métodos e Técnicas de Pesquisa em Antropologia
- Antropologia da educação
- Antropologia das instituições
- Antropologia do Estado
- Estágio docente
- Disciplinas da Licenciatura em Ciências Sociais
Materiais que podem dialogar com este episódio:
- VELHO, Gilberto. “Observando o familiar”. In NUNES, Edson de Oliveira (Org.). A aventura sociológica. Rio de Janeiro: Zahar Editor, 1978, pp. 36-45.
- DA MATTA, Roberto. “O ofício do etnólogo, ou como ter o Anthropological Blues”. In NUNES, Edson de Oliveira (Org.). A aventura sociológica. Rio de Janeiro: Zahar Editor, 1978.
- DAYRELL, Juarez. “A escola faz juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil”. In VIEIRA, Maria Manuel (Org.). Escola, Jovens e Media. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2007.
- hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.
- MATIAS, Krislane de Andrade e CASTRO, Nicholas Moreira Borges de. “A licenciatura em Ciências Sociais: notas sobre o lugar da Antropologia”. Áltera, 1(8), pp. 230-245, jan./jun. 2019.
- FONSECA, Claudia. “Quando cada caso NÃO é um caso. Pesquisa etnográfica e educação“. Revista Brasileira de Educação 10, 1999, pp. 58-78.
- PIRES, Flávia Ferreira. “Roteiro sentimental para o trabalho de campo”. Cadernos de Campo 20, 2011, pp. 143-148.
Materiais extras:
- Transcrição completa do episódio
- Currículo Lattes da Melissa Bevilaqua
- Currículo Lattes da Ana Noronha
- BEVILAQUA, Melissa. “Entre alunos e professores: percebendo os níveis de realidade da democracia“. Textos Graduados, 2(7), 2020, pp. 119-130.
- Textos Graduados, periódico de discentes do Instituto de Ciências Sociais, UnB
- Programa da disciplina “Deslocamentos Urbanos e Cotidianos Escolares“, oferecida pela Profa. Cristina Patriota de Moura em 2019.
- Programa da disciplina “Métodos e Técnicas em Antropologia Social“, oferecida pela Profa. Soraya Fleischer em 2019.
- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB
- XXXIII Encontro de Estudantes de Ciências Sociais, ENECS, 2019
- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, PIBID/UnB
- Programa Institucional de Bolsas de Extensão, PIBEX/UnB
- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, ProIC/UnB
- Mapa Etno-histórico de Curt Nimuendaju. Rio de Janeiro: Fundação Nacional Pró-Memória/IBGE, 1981.
- “Teira Pa Karo, Eg Kabimane Karu (A arara grita)”, de Emiliano Iaparrá Paliku e Manoel Laboté Paliku. In Ponte Entre os Povos, São Paulo: SESC/SP, 2004.
- “O legado“, de Dream Music.
- “Chalk”, fotografia de Ivan Prole (FreeImages)
Expediente
Apresentação: Melissa Bevilaqua e Ana Noronha
Produção: Melissa Bevilaqua, Ana Noronha e Soraya Fleischer
Montagem e edição do roteiro: Melissa Bevilaqua e Soraya Fleischer
Montagem e edição do episódio: Melissa Bevilaqua e Lucas Linardi Carrasco
Transcrição do episódio: Ana Noronha
Autorizações para as músicas: Artionka Capiberibe, Melissa Bevilaqua e Soraya Fleischer
Conteúdo do sítio eletrônico: Melissa Bevilaqua e Soraya Fleischer
Divulgação: Milena Peres e equipe do Mundaréu
Agradecimentos: Agradeço a toda equipe do Mundaréu, tanto da UnB quanto da Unicamp. Em especial, as professoras Soraya Fleischer e Daniela Manica pelos comentários tão atenciosos e pela oportunidade e a Ana Noronha que me acompanhou na gravação desse episódio. Também gostaria de agradecer à professora Artionka Capiberibe pela indicação do lindo disco Palikur Ponte Entre os Povos e à banda do Recanto das Emas, Dream Music.