Podcast: Play in new window | Download
Subscribe: Apple Podcasts | Spotify | Amazon Music | RSS
Estamos em outubro, mês de campanha de conscientização sobre o câncer de mama. Conhecido como “Outubro Rosa”. Hoje, vamos falar novamente sobre peitos. Como as mulheres se sentem com a perda da mama? Como elas se veem? É possível se sentir sensual depois da retirada da mama? Tem que fazer reconstrução? Como faz pra ir à praia ou à piscina? Nesse episódio, que a gente chamou de “outubro mais-que-rosa”, vamos trazer perspectivas feministas antirracistas sobre o câncer de mama.
Vamos conversar com a Waleska Aureliano, professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a UERJ, que pesquisa no campo da antropologia da saúde sobre câncer de mama. E com a Jacqueline Faria, fundadora da ONG Mulheres de Peito e Cor e ativista pelo direito da não reconstrução da mama. Esse episódio foi gravado no Rio de Janeiro em outubro de 2023.
Mais informações:
Página do episódio.
Transcrição completa do episódio.
Currículo Lattes de Waleska Aureliano
Jacqueline Farias
OnG Mulheres de Peito e Cor
Instituto de Ciências Sociais (UERJ)
Referências
Calendário Mulheres de peito e cor, 2023.
AURELIANO, W. A.. “…e Deus criou a mulher”: reconstruindo o corpo feminino na experiência do câncer de mama. Revista Estudos Feministas (UFSC. Impresso), v. 17, p. 49-70, 2009
AURELIANO, W. A. Narrativas de adoecimento e alternativas textuais: o câncer de mama em quadrinhos. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA, v. 39, p. 1, 2023.
AURELIANO, W. A.. Da palavra indizível ao corpo revelado: narrativas imagéticas sobre o câncer de mama. In: Clarice Peixoto; Barbara Copque. (Org.). Etnografias visuais: análises contemporâneas. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Garamond, 2015, v. , p. 71-96.
REZENDE, Claudia; AURELIANO, Waleska; AISENGART, Rachel. A vida compartilhada: parto, doença e morte na internet. MANA (RIO DE JANEIRO. ONLINE), v. 27, p. 1-30, 2021.
LERNER, Kátia; AURELIANO, Waleska. Corpos em evidência: sofrimento, superação e autoestima em narrativas sobre o câncer de mama. In: Igor Sacramento; Julio Cesar Sanches. (Org.). Dispositivos de Subjetivação: saúde, cultura e mídia. 1ed.Rio de Janeiro: Multifoco, 2019, v. , p. 360-396.
AURELIANO, Waleska. A destruição da Parte e a (re)construção do Todo: identidade e corpo na experiência do câncer de mama. REVISTA ANTHROPOLÓGICAS, v. 18, p. 239-274, 2007.
Site do movimento Not Putting on a Shirt que advoga por práticas cirúrgicas adequadas para mulheres que optam por não reconstruir suas mamas após mastectomia.
Materiais extras
Ferraz D, Siren C, Gama F, Fleischer S. 180º: minhas reviravoltas com o câncer de mama. Rio de Janeiro: NAU Editora; 2022.
Expediente:
Apresentação: Daniela Manica e Fernanda Mariath
Mulheres e cientistas Entrevistadas: Waleska Aureliano e Jacqueline Faria
Transcrições das Entrevistas: Maxie Viana Pereira e Nicholas Simões
Roteiro: Daniela Manica e Fernanda Mariath
Corte de áudios: Gabriel Marçal
Montagem e edição do episódio: Gabriel Marçal
Transcrição do roteiro: Maxie Viana
Revisão final do roteiro: Fernanda Mariath, Maxie Viana Pereira e Daniela Manica
Projeto de pesquisa: “Um mundaréu de histórias: Antropologia feminista da ciência e da Tecnologia da América Latina” (FAPESP)
Equipe do projeto de pesquisa: Daniela Manica, Clarissa Reche, Fernanda Mariath, Isabela Dantas, Maxie Viana, Igor Pereira, Bruna Santos, Gabriel Marçal de Pereira (Unicamp); Alejandra Roca (Universidad de Buenos Aires, Argentina); Tânia Pérez-Bustos (Universidade Nacional da Colômbia); Soraya Fleischer, Camila Anselmo, Irene do Planalto, Joana Amaral, Luana Ainoã, Rai Magalhães e Sabrina Neves (UnB).
Coordenação do projeto de pesquisa: Daniela Manica
Financiamento: FAPESP Processo No. 2022/05943-0
Música: “Já foi” de Janine Mathias
Imagem do header: Mural no Rio de Janeiro, Fernanda Mariath, julho de 2024.
Conteúdo do sítio eletrônico: Daniela Manica.
Divulgação: Fernanda Mariath
Coordenação do Mundaréu: Daniela Manica e Soraya Fleischer.
Agradecimentos: Waleska Aureliano, Jacqueline Faria, Isabela Soares Pinto, Nicholas Simões, Fernanda Mariath, Maxie Viana, Clarice Rios.