Ciências do Zika, uma série do Mundaréu

Entre 2015 e 2017, vivemos uma epidemia nova e desconhecida no Brasil. O vírus Zika produziu uma ampla e dramática consequência reprodutiva. Desde então, mais de 4.000 crianças nasceram com a Síndrome Congênita do Vírus Zika ao redor do país. A Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) terminou, mas ainda nascem crianças infectadas e todas elas ainda enfrentam muitos desafios para ter suas múltiplas deficiências cuidadas.

Para entender que um vírus se relacionava com a síndrome, muitas pesquisadoras e pesquisadores correram para estudar e publicar o que estava acontecendo. Foi o que chamamos de um rush científico. Na região de Recife/Pernambuco, foram dezenas de cientistas, docentes e discentes, grupos e projetos de pesquisa, editores, periódicos e fontes de financiamento que se organizaram em torno do Vírus e da Síndrome a ele associada. Nesta série, queremos manter aceso o debate sobre esta epidemia e, mais do que tudo, discutir como aconteceu o fabrico da ciência naquele momento de emergência sanitária.

A um só tempo, Antropologia da infância, da saúde e da ciência serão produzidos também. Esta série é um dos resultados do projeto “Uma Antropologia da Ciência do Zika: Resultados, retornos e epistemologias”, realizado por uma equipe de pesquisadoras do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília. Entre 2018 e 2022, 40 cientistas foram entrevistados em Recife e aqui na série ajudarão a contar como aconteceu esse intensivão científico.

“Ciências do Zika” é a nova série do Mundaréu, um podcast de divulgação científica de Antropologia. Serão 7 episódios, de frequência semanal, sempre lançados às segundas-feiras logo cedinho. Confira o teaser de lançamento.

Materiais extras:

• Coordenação geral do Mundaréu: Daniela Manica (Unicamp) e Soraya Fleischer (UnB).
    • Coordenação da série “Ciências do Zika”: Irene do Planalto Chemin, Mariana Petruceli e Soraya Fleischer.
    • Consultoria em podcast: Irene do Planalto Chemin do Caminho do Som Consultoria (@caminhodosomconsultoria)
    • Projeto de pesquisa: “Uma Antropologia da Ciência do Zika: Resultados, retornos e epistemologias”.
    • Coordenação do projeto de pesquisa: Thais Valim e Soraya Fleischer.
    • Equipe do projeto de pesquisa: Ana Paula Jacob, Caroline Franklin, Isadora Valle, Laura Coutinho, Mariana Petruceli, Thais Valim.
    • Financiamento: Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília; Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal; Bolsa Produtividade do CNPq.
    • Cientistas entrevistadas: Afonso Tavares Netto, Alan Chaves, Alex Rolland, Ana Paula Melo, Bernadete Perez, Carine Wiesiolek, Danielle Ramos, Delâine Cavalcanti, Durce Carvalho, Fernando Oliveira, Georgia Lima, Igor Florêncio, Isis Suruagy, Labibe Pinel, Maria Lúcia Galvão, Mariana Leal, Maysa Viana, Mirella Rodrigues, Georgia de Paula, Margarida Antunes, Maria Lúcia Galvão, Olga Sophia Martins Sousa, Sandra Valongueiro, Tereza Lyra.
    • Cientistas entrevistadoras: Aissa Simas, Amanda Antunes, Isabella Barbosa, Isadora Valle, Mariana Petruceli, Soraya Fleischer, Thais Valim.
    • Transcrições das entrevistas: Beatriz Brasil, Camila Anselmo, Caroline Franklin, Daniela de Sousa, Evelyn Sâmia, Giovanna Fechina, Marina Puzzilli, Jadhe Santana, Laura Coutinho, Lola Dal Moro, Mariana Petruceli, Raissa Almeida e Thais Valim.
    • Montagem e edição dos episódios: Irene do Planalto Chemin.
    • Revisão da transcrição dos episódios: Ana Paula Jacob, Caroline Franklin, Isadora Valle, Laura Coutinho, Mariana Petruceli, Thais Valim.
    • Arte da série: Mapas do Recife, Pernambuco.
    • Música da série: “Suporto perder”, do álbum Virada na Jiraya de Flaira Ferro.
    • Roteiro e montagem do teaser: Irene do Planalto Chemin, Mariana Petruceli e Soraya Fleischer.
    • Conteúdo do sítio eletrônico: Soraya Fleischer e Daniela Manica.
    • Imagem do header: “Indivíduos grávidos infectados com o Zika vírus (ZIKV) (pontos vermelhos) referenciados no mapa da cidade do Recife, isto é, retratando 94 bairros da cidade divididos em áreas de baixíssima renda (<1x salário mínimo), baixa renda (1 a <2x salários mínimos) e renda média (2 a <5x salários mínimos) comparados com alta renda (>5x salários mínimos). A escala do mapa é 1:100 000”. In: LOBKOWICZ, Ludmila et al. “Neighbourhood-level income and Zika virus infection during pregnancy in Recife, Pernambuco, Brazil: An ecological perspective, 2015–2017. BMJ Global Health 6, e006811, 2021, p. 4.
    • Divulgação: Equipe do Mundaréu.

Agradecimentos: Flaira Ferro e sua produtora executiva, Sibely Marques; Igor de Carvalho e sua produtora executiva e artística, Ana Sofia Oliveira; Chico César; Paula Viana; Sandra Valongueiro; Daniela Manica e equipe do Mundaréu.

Nos conte o que achou: podcastmundareu@gmail.com

Data de Publicação: 22/05/2023