No campo dos estudos sociais das ciências, as pesquisas sensíveis às temáticas de gênero foram precursoras de abordagens teóricas e metodológicas inovadoras, que foram mais recentemente se consolidando nas diferentes disciplinas que o compõem: a situacionalidade do conhecimento (Harding, 1986, 2015; Haraway, 1995; Anzaldúa, 1987); a importância das materialidades na abordagem crítica sobre as ciências (Barad, 2007; Butler, 1993); a especificidade da América Latina na geopolítica mundial, e nos tipos de conhecimentos produzidos pelas universidades latino-americanas (Vessuri, 1987; Medina et. al., 2014 ; Pérez-Bustos, 2017; Roca, 2010). As perspectivas feministas dialogam com outros recortes importantes nos estudos socioantropológicos das ciências como arte e tecnologia; humanos e não humanos; questões de gênero, raça e etnia (Rohden e Monteiro, 2019).

Esse episódio encerra a quarta temporada do podcast Mundaréu e reproduz a gravação de uma Mesa Redonda realizada na XIV Reunião de Antropologia do Mercosul, que aconteceu na Universidade Federal Fluminense (UFF), em agosto de 2023. Procuramos na ocasião discutir temas, questões e problemas a partir da situacionalidade e trajetória de cada uma das três pesquisadoras palestrantes. Esses temas foram tratados à luz dos seguintes problemas: como comunicar resultados, disputar sentidos, conversar sobre as pesquisas feitas sobre ciência e tecnologia na América Latina?; como se negocia a perspectiva feminista no âmbito da pesquisa, e como os resultados são produzidos e comunicados?; e em que medida o desenvolvimento científico/tecnológico atende a prioridades efetivamente coletivas, populares e locais, conectadas a perspectivas politicamente situadas?

Mais informações:

• Apresentação: Daniela Manica
  • Debate da Mesa Redonda: Soraya Fleischer
  • Cientistas entrevistadas: Alejandra Roca, Ana Cláudia Rodrigues da Silva e Fabíola Rohden
  • Transcrição das palestras: Daniela Manica
  • Roteiro: Daniela Manica
  • Revisão do roteiro: Daniela Manica e Mateus Viana
  • Projeto de pesquisa: “Um mundaréu de histórias: Antropologia feminista da ciência e da Tecnologia da América Latina” (FAPESP)
  • Equipe do projeto de pesquisa: Daniela Manica, Clarissa Reche, Fernanda Mariath, Isabela Soares, Mateus Viana, Nicholas Simões Martins, Gabriel Marçal de Pereira (Unicamp); Alejandra Roca (Universidad de Buenos Aires, Argentina); Tânia Pérez-Bustos (Universidade Nacional da Colômbia); Soraya Fleischer, Camila Anselmo, Irene do Planalto, Joana Amaral, Luana Ainoã, Rai Magalhães e Sabrina Neves (UnB).
  • Coordenação do projeto de pesquisa: Daniela Manica
  • Financiamento: FAPESP Processo No. 2022/05943-0
  • Música: Já foi” de Janine Mathias
  • Imagem do header: Parede na Universidade Federal Fluminense, 02/08/2023. Foto de Soraya Fleischer.
  • Conteúdo do sítio eletrônico: Daniela Manica e Soraya Fleischer.
  • Divulgação: Equipe do Mundaréu
  • Coordenação do Mundaréu: Daniela Manica e Soraya Fleischer.

Agradecimentos: Ana Cláudia Rodrigues da Silva, Alejandra Roca, Fabíola Rohden, Clarissa Reche, Fernanda Mariath, Nicholas Simões Martins, Hugo Menezes, Comissão Organizadora da XIV RAM.

Data de Publicação: 05/12/2023