MUNDO NA SALA DE AULA – Terceira Temporada

Episódio 24: “Assistência estudantil – mobilizar pra transformar”

Quando entramos na universidade nos deparamos com um mundo de possibilidades, entramos em contato com várias organizações, coletivos, partidos, e principalmente com ideias novas. Passamos a nos ver como parte do movimento estudantil e a procurar o nosso lugar nesse movimento tão diverso. Durante a graduação, também podemos encontrar dificuldades para permanecer estudando, seja por questões de moradia, dificuldades para conseguir bolsas de auxílio, defasagens de ensino, a necessidade de trabalhar e até questões psicológicas e outras doenças. Nesse episódio vamos falar sobre militância e assistência estudantil, pois entendemos que esses dois universos se encontram na universidade tendo o movimento estudantil à frente da luta por melhores condições de permanência na universidade. Vamos ouvir histórias da Juliana Begiato, estudante de Ciências Sociais na Unicamp, e Jhonata Rodrigues, formado em Ciências Sociais pela UnB, e refletir sobre formas de luta e resistência nas universidades.

Disciplinas que podem se beneficiar deste episódio:

• Introdução à Antropologia
  • Introdução à Sociologia
  • Introdução à Ciência Política
  • Antropologia Política
  • Antropologia dos Movimentos Sociais
  • Participação política
  • Antropologia dos conflitos
  • Antropologia urbana

• Apresentação: Irene do Planalto e Bianca Lino
  • Produção: Irene do Planalto e Bianca Lino
  • Montagem e edição do roteiro: Irene do Planalto e Bianca Lino
  • Revisão do roteiro: Soraya Fleischer e Daniela Manica
  • Montagem e edição do episódio: Irene do Planalto
  • Transcrição do episódio: Bianca Lino
  • Revisão da transcrição do episódio: Cindy Lauren e Daniela Manica.
  • Conteúdo do sítio eletrônico: Irene do Planalto, Bianca Lino, Daniela Manica e Soraya Fleischer.
  • Trilha sonora: Lucas Carrasco.
  • Arte da terceira temporada do MUNSA, com pássaros dos campi da UnB e da Unicamp: Raíssa Almeida.
  • Pássaro: Carcará (Caracara plancus)
  • Divulgação: Isabela Soares e Equipe do Mundaréu.

Agradecimentos: Juliana Begiato, Jhonata Rodrigues, Equipe do Mundaréu, Raissa Almeida, Soraya Fleischer, Daniela Manica, Banda Gatunas e carcarás.

Data de Publicação: 30/11/2022