Existe uma forma feminista de se fazer ciência? No segundo episódio da série “Ciências do Zika”, vamos discutir sobre as especificidades de uma ciência feita por mulheres e em contato direto com outras mulheres, as mães e cuidadoras das crianças diretamente atingidas pelo vírus.

Trazemos relatos de seis profissionais da saúde e pesquisadoras que estiveram na linha de frente do entendimento do Zika vírus e no atendimento da Síndrome Congênita do Zika vírus. Ísis Suruagy, Danielle Ramos, Ana Paula Melo, Labibe Pinel, Tereza Lyra e Mirella Rodrigues nos perguntam como é estar grávida neste momento, como cuidar de seus filhos pequenos quando se é chamada a responder durante uma emergência sanitária, como acolher estudantes e orientandas em idade reprodutiva e de que forma a própria ciência pode ser transformada no contato estreito com as famílias que foram estudadas?

Materiais extras:

• Transcrição completa do episódio.
  • ZikaPLAN (Zika Preparedness Latin American Network)
  • Urbanidades: o podcast do urbano brasileiro, integrante da Rádio Kere-kere, coletivo de podcasts de Ciências Sociais e Antropologia.
  • Música da série: “Suporto perder”, do álbum Virada na Jiraya de Flaira Ferro.
  • Imagem do header: “Municípios brasileiros com coortes de mulheres gestantes e coortes de crianças partícipes do Consórcio ZBC (Coortes Brasileiros de Zika)”. In ALECRIM, Maria das Graças et al. “Zika Brazilian Cohorts (ZBC) Consortium: Protocol for an individual participant data meta-analysis of Congenital Zika Syndrome after maternal exposure during pregnancy”. Viruses 13(687), 2021, p. 7.

• Apresentação: Irene do Planalto Chemin .
  • Coordenação da série “Ciências do Zika”: Irene do Planalto Chemin, Mariana Petruceli e Soraya Fleischer.
  • Consultoria em podcast: Irene do Planalto Chemin do Caminho do Som Consultoria (@caminhodosomconsultoria).
  • Cientistas entrevistadas: Ísis Suruagy, Danielle Ramos, Ana Paula Melo, Labibe Pinel, Tereza Lyra, Mirella Rodrigues.
  • Cientistas entrevistadoras: Aissa Simas, Isabella Barbosa, Isadora Fleischer, Mariana Petruceli, Soraya Fleischer, Thais Valim.
  • Transcrição da entrevista: Beatriz Brasil, Camila Anselmo, Evelyn Sâmia, Thais Valim.
  • Organização e categorização dos dados: Caroline Franklin.
  • Produção do roteiro: Caroline Franklin, Thais Valim e Soraya Fleischer.
  • Corte de áudios das entrevistas: Caroline Franklin e Irene do Planalto Chemin.
  • Montagem e edição do episódio: Irene do Planalto Chemin.
  • Transcrição do episódio: Laura Coutinho.
  • Revisão da transcrição do episódio: Mariana Petruceli, Irene do Planalto Chemin e Soraya Fleischer.
  • Projeto de pesquisa: “Uma Antropologia da Ciência do Zika:  Resultados, retornos e epistemologias”
  • Equipe do projeto de pesquisa: Ana Paula Jacob, Caroline Franklin, Isadora Valle, Laura Coutinho, Mariana Petruceli, Thais Valim.
  • Coordenação do projeto de pesquisa: Thais Valim e Soraya Fleischer.
  • Financiamento: Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília; Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal; Bolsa Produtividade do CNPq.
  • Conteúdo do sítio eletrônico: Soraya Fleischer e Daniela Manica.
  • Divulgação: Equipe do Mundaréu.
  • Coordenação do Mundaréu: Soraya Fleischer e Daniela Manica.

Agradecimentos: Adriane Pinheiro, José Carlos Franklin, Lara Muniz e Thor (feliz aniversário, meu amor!); equipe do projeto “Ciências do Zika”: Laura Coutinho, Mariana Petruceli, Isadora Valle, Ana Paula Jacob, Thais Valim e Soraya Fleischer; nossa host Irene do Planalto Chemin e as interlocutoras, Ísis Suruagy, Danielle Ramos, Ana Paula Melo, Labibe Pinel, Tereza Lyra e Mirella Rodrigues e todas as mães de micro que conhecemos no Recife; e Daniela Manica e equipe do Mundaréu de Brasília e de Campinas.

Categorias: Sem categoria
Data de Publicação: 05/06/2023