Podcast: Play in new window | Download
Subscribe: Apple Podcasts | Spotify | Amazon Music | RSS
Nesse episódio, vamos conversar com a Ana Cláudia Knihs. O seu TCC se intitula, “Se você abrir o armário do meu filho, só tem remédio”: Reflexões antropológicas sobre os medicamentos no cenário da Síndrome Congênita do Zika Vírus em Recife/PE. A Ana se graduou em Antropologia pela Universidade de Brasília e defendeu seu trabalho no ano de 2020, sob a orientação de Soraya Fleischer.
Vamos conhecer como ela integrou uma equipe de pesquisa e foi até o Recife conhecer famílias atingidas pela epidemia do Vírus Zika. Como ela transformou um tema de iniciação científica em um tema do TCC. E, depois, como Ana Cláudia se preparou para a defesa e apresentou o seu trabalho para uma banca examinadora.
Página do episódio.
Disciplinas que podem se beneficiar deste episódio:
- Antropologia da saúde
- Antropologia dos medicamentos
- Antropologia e deficiência
- Antropologia e epidemias
- Introdução à Metodologia das Ciências Sociais
- Métodos e Técnicas em Antropologia Social
- Pesquisa qualitativa em saúde
Materiais que podem dialogar com este episódio:
- KNIHS, Ana Claudia. “Se você abrir o armário do meu filho, só tem remédio : Reflexões antropológicas sobre os medicamentos no cenário da síndrome congênita do Zika vírus em Recife/PE. Dissertação [Monografia de Graduação em Antropologia]. Brasília: Universidade de Brasília, 2020.
- ____. “Antropologia dos medicamentos: O estado da arte das pesquisas no Brasil“. Textos Graduados 7(2), 2021, pp. 138-156.
- ____. “Sobre fé, santas e remédios“. In MARQUES, Barbara; LUSTOSA, Raquel; VALIM, Thais; FLEISCHER, Soraya (Orgs.). Micro-histórias para macropolíticas. São Carlos: Áporo, 2021, pp. 74-77.
- ____. “Desafios e perspectivas para o trabalho de campo”. Lançamento do número do periódico Textos Graduados e debate com a Ana Claudia Knihs, 04/08/2021.
- ____.“Os remédios de Caetano”. Nossa Ciência, 17/01/2020.
- ____. “Ensinamentos de uma criança com a Síndrome Congênita do Vírus Zika”. UnB Notícias, 2020.
- KNIHS, Ana Claudia; LUSTOSA, Raquel. “Eu tô pra tomar os remédios dela pra ficar mais calma”: Interfaces acerca de maternidade, cansaço e medicamentos entre mães de crianças nascidas com a SCZV em Recife/PE”. Áltera 3(11), 2020, pp. 79- 97.
- KNIHS, Ana Claudia; LUSTOSA, Raquel; VALIM, Thais Moreira. “Nós somos tipo uma lâmpada, mas ele é tipo uma vela. Qualquer ventinho leva a vida dele embora: Epidemias, deficiência, raça e letalidade”. Boletim A questão étnico-racial em tempos de crise, 35. São Paulo: ANPOCS, 2020.
- SILVA, Rosana Maria Nascimento Castro. Precariedades oportunas, terapias insulares: economias políticas da doença e da saúde na experimentação farmacêutica. Tese [Doutorado em Antropologia Social]. Brasília: Universidade de Brasília, 2018
- SILVA, Rosana Maria Nascimento Castro. No fiel da balança: uma etnografia da regulamentação sanitária de medicamentos para emagrecer. Dissertação [Mestrado em Antropologia Social]. Brasília: Universidade de Brasília, 2012.
Materiais extras:
- Transcrição completa do episódio
- Currículo Lattes da Ana Claudia Kinhs
- Currículo Lattes da Soraya Fleischer
- Currículo Lattes do Arthur Ulhôa
- Currículo Lattes do Pedro Ribas
- “Eu Sou Lia Minha Ciranda Preta Cirandeira”, de Lia de Itamaracá
- “Mudernage”, do álbum Afrofuturista, de Ellen Oléria
- “Typewriter”, foto de Kia Abell
Expediente:
- Apresentação: Arthur Ulhôa e Pedro Ribas
- Produção: Arthur Ulhôa
- Montagem e edição do roteiro: Arthur Ulhôa
- Montagem e edição do episódio: Arthur Ulhôa, Daniela Manica e Soraya Fleischer
- Transcrição do episódio: Arthur Ulhôa, Pedro Ribas e Janaína Aleixo
- Conteúdo do sítio eletrônico: Arthur Ulhôa e Soraya Fleischer
- Divulgação: Milena Peres e equipe do Mundaréu
Agradecimentos: Mães e famílias de micro, Raquel Lustosa e equipe de pesquisa, Rosana Castro, Departamento de Antropologia, CNPq, Lia de Itamaracá e equipe do Mundaréu.