MUNDO NA SALA DE AULA – Terceira Temporada

Episódio 23: “Saúde mental na graduação – Pandemia: dei uma leve surtada!”

Durante o isolamento, acompanhamos estudantes enfrentando dificuldades de acesso à internet com o ensino remoto, estudantes que priorizaram o trabalho e a renda, que precisaram ajudar os pais e famílias, que perderam seus amores para a pandemia e que tiveram seus estudos prejudicados por isso. Em meio a esse turbilhão, o ano letivo seguia. Como os estudantes lidaram com isso? Nesse episódio, Raissa Almeida (UnB), Cindy Lauren (UnB) e Bianca Lino (Unicamp), que são membras da equipe do Mundaréu, se abrem e compartilham o que passaram durante o período mais severo da pandemia. E Irene do Planalto (UnB), também da equipe, ajudou na mediação da conversa.

Cindy compartilha conosco como foi difícil pra ela trabalhar ajudando seus pais e ao mesmo tempo manter os estudos. Também nos fala da dor de perder amigos durante a pandemia e a comparação que os índices de desempenho acadêmico geram entre os estudantes e como isso pode ser doentio, especialmente no período de isolamento social. Bianca nos conta sobre a dificuldade de fazer uma iniciação científica e um TCC durante a pandemia, enquanto precisava ajudar nas demandas da casa e a importância que sua orientadora teve durante esse período. E Raissa fala sobre as perdas que teve, as noites de insônia e ansiedade que passou, mas também sobre como apesar de tudo isso, foi nesse período que se aproximou da antropologia da saúde, área que pretende seguir. A pandemia segue afetando o psicológico de diversos estudantes ao redor do país, que tiveram perdas imensuráveis. Esperamos que essas histórias possam ser um ponto de apoio para outros estudantes que passaram por momentos difíceis.

Disciplinas que podem se beneficiar deste episódio:

• Introdução à Sociologia
  • Introdução à Antropologia da Saúde
  • Disciplinas da Licenciatura em Ciências Sociais

• Apresentação: Irene do Planalto
  • Produção: Irene do Planalto, Raissa Almeida, Bianca Lino e Cindy Lauren
  • Montagem e edição do roteiro: Raissa Almeida e Bianca Lino
  • Revisão do roteiro: Daniela Manica e Soraya Fleischer
  • Montagem e edição do episódio: Irene do Planalto e Luan Da Silva Alexandria
  • Transcrição do episódio: Cindy Lauren
  • Revisão da transcrição do episódio: Daniela Manica e Irene do Planalto
  • Conteúdo do sítio eletrônico: Bianca Lino, Raissa Almeida, Daniela Manica e Soraya Fleischer
  • Trilha sonora: Lucas Carrasco
  • Arte da terceira temporada do MUNSA, com pássaros dos campi da UnB e da Unicamp: Raissa Almeida
  • Pássaro: Bem-te-vi (Pitangus sulphuratus)
  • Divulgação: Equipe do Mundaréu

Agradecimentos: Equipe do Mundaréu, Soraya Fleischer, Daniela Manica, Banda Gatunas e bem-te-vis.

Episódio em memória de Isaac Furtado, aluno da Engenharia Química na UnB e amigo de Cindy Lauren, e de Erenice Miranda, avó de Cindy, que faleceu vítima de COVID-19.

Data de Publicação: 23/11/2022