“Mundo na sala de aula”, a nova série do podcast Mundaréu!

Fazer vestibular para qual curso? Entrei, mas estou no curso certo? Como chegar, ficar e formar nas Ciências Sociais? Nesse episódio, falaremos de mudanças, de dúvidas e incertezas — todas situações que muitas de nós passamos durante nosso curso de graduação em Antropologia. José Miguel Olivar (USP), Érica Souza (UFMG), Clarice Rios e os professores da Unicamp, Artionka Capiberibe, Nashiele Rangel Loera, Taniele Rui e Rodrigo Toniol, lembram como escolheram a área. Também refletem como seguem fazendo seu trabalho quando se envolvem com arte e militância ou promovem diálogos interdisciplinares e participam de projetos sociais.

E nem tudo é crise em nossas trajetórias, certo? Aprendemos novos olhares, amadurecemos, produzimos materiais e também nos construímos como antropólogas. E isso faz a maior diferença na nossa profissão!

Disciplinas que podem usar este episódio:

• Cursos preparatórios para vestibular
  • Testes vocacionais
  • Introdução a Sociologia
  • Introdução a Antropologia
  • Introdução a Ciência Política
  • Teoria Antropológica 1
  • Antropologia e Mercado de Trabalho

Materiais que podem dialogar com este episódio:

Apresentação: Ana Noronha e Irene do Planalto
Produção: Ana Noronha, Irene do Planalto e Soraya Fleischer
Montagem e edição do roteiro: Ana Noronha, Daniela Manica e Soraya Fleischer
Montagem e edição do episódio: Ana Noronha
Transcrição do roteiro: Irene do Planalto
Autorizações para as músicas: Ana Noronha e Soraya Fleischer
Conteúdo do sítio eletrônico: Ana Noronha e Soraya Fleischer
Divulgação: Milena Peres e equipe do Mundaréu

Agradecimentos: Agradeço a todxs que estiveram presentes desde o momento em que entrei na universidade pública. A todxs do curso de Biologia/UnB, em especial à Heloisa Miranda que me abriu as portas para a minha primeira pesquisa. A todxs xs amigxs, professorxs e mestrxs que encontrei enquanto morava em Recife/PE. À Sara Santos que foi uma excelente professora e me apresentou a área da Antropologia de uma maneira incrível e apaixonante. A todxs da Equipe Mundaréu, especialmente a Irene do Planalto, minha parceira de locução, e Soraya Fleischer, que além de ajudar no episódio, ajudou a resignificar minha trajetória acadêmica. Também quero agradecer ao Henyo Trindade Barreto Filho e às bandas Brutal Mary, Hermano, Moara e Lucas Tufas e Feijão – compostas por ex/estudantes do Departamento de Antropologia da UnB – que permitiram suas músicas integrarem a trilha sonora desse episódio.

Data de Publicação: 06/09/2020