Todo o processo de gestação, parto e nascimento é um grande acontecimento, que mobiliza muita gente, muitos cuidados. Especialmente quando é a primeira gestão de uma pessoa. Tem sempre muita informação circulando sobre gravidez e parto. Mas a gente ainda fala muito pouco do período imediatamente depois que o bebê nasce, os primeiros dias, primeiras noites. Essa fase que chamamos de puerpério, e que é puro caos e muitas emoções. Hoje, a gente vai conversar sobre amamentação. Essa fase importante que acontece no puerpério e que envolve uma nova relação entre mães, bebês, famílias e suas dinâmicas. Quais são os problemas e dilemas que acontecem durante essa fase? É possível pensar em perspectivas feministas sobre a amamentação? Como elas se relacionam às expectativas das mulheres e às prescrições e orientações do campo da saúde?

Vamos conversar com Marina Nucci, que é Doutora em Saúde Coletiva e professora do Instituto de Medicina Social da UERJ, e com Bianca Balassiano, consultora de amamentação. Elas duas se conheceram quando Marina teve sua primeira filha, e Bianca ajudou Marina com as suas dificuldades ligadas à amamentação. A gente vai falar sobre o tipo de trabalho que a Bianca faz, e como Marina desenvolve perguntas feministas de pesquisa a partir disso. Vem com a gente, vamos entrar no consultório da Bianca. Esse episódio foi gravado no Rio de Janeiro em outubro de 2023.

Página do episódio
Transcrição completa do episódio
Currículo Lattes de Marina Nucci
Bianca Balassiano: site e instagram
Instituto Fernandes Figueira
Instituto de Medicina Social (UERJ)

Referências

BALASSIANO, Bianca. Desmame gradual: como dar um final feliz à sua história de amamentação. Rio de Janeiro: Mapa Lab, 2020.

NUCCI, Marina; RUSSO, Jane. Ciência, natureza e moral entre consultoras de amamentação. In: SILVA, Cristina Dias (Org.). Saúde, corpo e gênero: perspectivas teóricas e etnográficas. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2021, p. 70-86.

NUCCI, Marina; FAZZIONI, Natalia. Amor ou risco? Refletindo sobre sentidos, regulações e orientações a respeito do leite materno a partir de casos de “amamentação cruzada”. Horizontes Antropológicos, v. 27, p. 291-322, 2021.

KALIL, Irene. De silêncio e som: a produção de sentidos nos discursos pró-aleitamento materno contemporâneos. Rio de Janeiro: Multifoco, 2016.

Materiais extras

Sugerimos conhecer o seguinte debate sobre amamentação e perspectivas feministas, do qual Marina participou:

FAZZIONI, Natalia; LERNER, Kátia. Mudando a conversa e “ficando com o problema”: advogando por perspectivas feministas e interseccionais sobre amamentação. Interface, v. 28, 2024.

NUCCI, Marina. Para além das “prescrições” da boa maternidade: pensando a amamentação a partir dos estudos de gênero e feminismos. Interface, v. 28, 2024.

CARNEIRO, Rosamaria. Nas teias da internet: um tanto de liberdade, um tanto de moralização no aleitar. Interface, v. 28, 2024.

BRANDÃO, Elaine. Saberes que se cruzam: gênero, ciência e expertise leiga. Interface, v. 28, 2024.

KALIL, Irene. “Conscientes, exaustas e conectadas”: até onde vão os agenciamentos de mulheres que amamentam? Interface, v. 28, 2024.

CAL, Dalila. Amamentação, internet e relações de poder. Interface, v. 28, 2024.

(Réplica)
FAZZIONI, Natalia; LERNER, Katia. Mudando a conversa e “ficando com o problema”: advogando por perspectivas feministas e interseccionais sobre amamentação. Interface, v. 28, 2024.

Apresentação: Daniela Manica
Cientistas Entrevistadas: Marina Nucci e Bianca Balassiano
Transcrições das Entrevistas: Isabela Soares Pinto e Maxie Viana Pereira
Roteiro: Daniela Manica
Corte de áudios: Gabriel Marçal
Montagem e edição do episódio: Gabriel Marçal
Transcrição do roteiro:  Maxie Viana
Revisão da transcrição do roteiro: Clarissa Reche e Daniela Manica
Projeto de pesquisa: “Um mundaréu de histórias: Antropologia feminista da ciência e da Tecnologia da América Latina” (FAPESP)
Equipe do projeto de pesquisa: Daniela Manica, Clarissa Reche, Fernanda Mariath, Isabela Dantas, Maxie Viana, Igor Pereira, Bruna Santos, Gabriel Marçal de Pereira (Unicamp); Alejandra Roca (Universidad de Buenos Aires, Argentina); Tânia Pérez-Bustos (Universidade Nacional da Colômbia); Soraya Fleischer, Camila Anselmo, Irene do Planalto, Joana Amaral, Luana Ainoã, Rai Magalhães e Sabrina Neves (UnB).
Coordenação do projeto de pesquisa: Daniela Manica
Financiamento: FAPESP Processo No. 2022/05943-0
Música: “Já foi” de Janine Mathias
Imagem do header: Campinas, foto de Fernanda Mariath, março de 2024.
Conteúdo do sítio eletrônico: Daniela Manica.
Divulgação: Equipe do Mundaréu
Coordenação do Mundaréu: Daniela Manica e Soraya Fleischer.
Agradecimentos: Marina Nucci, Bianca Balassiano, Isabela Soares Pinto, Fernanda Mariath, Sabrina Bastos, Luana Ainoã Souza, Joana Amaral, Maxie Viana, Clarice Rios.