Podcast: Play in new window | Download
Subscribe: Apple Podcasts | Spotify | Amazon Music | RSS
MUNDO NA SALA DE AULA – Terceira Temporada
Episódio 22: “PIBID: Comunidades de aprendizagem”
A formação docente atravessa toda a vida de uma professora, devendo ser atualizada mesmo depois do diploma ou de anos de trabalho. Mas, quem esquece da primeira vez que entrou em sala de aula no papel de professora? Marcantes são as primeiras experiências de atuação docente, quando a gente percebe que nem tudo vai sair como a gente queria, mas que a potência do compartilhar e construir conhecimento está justamente aí: no compromisso do ensinar e na espontaneidade do aprender. Nesse episódio, vamos conhecer Laísa Fernanda, estudante de Antropologia na UnB, e Carol Gallina, estudante de Ciência Política na Unicamp. Ambas participaram do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência, o PIBID, e puderam vivenciar a prática pedagógica, mesmo durante o isolamento social ocasionado pela pandemia de covid-19. Inspiradas por bell hooks, ajudaram a criar comunidades de aprendizagem com muito afeto e pensamento crítico.
Mais informações:
- Transcrição completa do episódio
- Página do episódio
- Currículo Lattes de Carolina Gallina
- Currículo Lattes de Sávio Machado Cavalcante
- Currículo Lattes de Sandra Regina Zarpelon
- Currículo Lattes de Laísa Fernanda
- Currículo Lattes de Marcelo Cigales
- Currículo Lattes de Bibiana Rosa
- Currículo Lattes de Cristiane Portela
- Currículo Lattes de Gabriela Almeida
- Currículo Lattes de Paulo Stumpf
- Currículo Lattes de Irene do Planalto
- Currículo Lattes de Gabriel Marçal
Materiais extras:
- Playlist de músicas do projeto de PIBID de Carolina Gallina
- “Pibidiário”, no formato de podcast, um diário das atividades do PIBID Interdisciplinar dos cursos de História e Sociologia da UnB. Produzido pelos estudantes do PIBID 2020-2022/UnB. Coordenado pelos professores Cristiane Portela (Departamento de História), Marcelo Cigales (Departamento de Sociologia) da UnB e Bibiana Rosa, Paulo Stumpf e Gabriela Almeida da Secretaria de Estado de Educação do Governo do Distrito Federal.
- CIGALES, Marcelo Pinheiro et al. (org.). Oficinas didáticas interdisciplinares: proposições do Pibid História e Sociologia UnB 2020-2022. Brasília: Universidade de Brasília, 2022.
- hooks, bell. Ensinando a transgredir. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
- hooks, bell. Ensinando o pensamento crítico. São Paulo: Elefante, 2020.
- TORRES, Bruno (diretor). A noite por testemunha. Brasil, curta-metragem, 2009.
- Laboratório de Ensino de Sociologia Lélia Gonzalez, Instituto de Ciências Sociais/UnB
- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID/UnB.
- Programa de Residência Pedagógica – Capes/MEC/Brasil.
- Residência Pedagógica – Unicamp.
- Base Nacional Comum Curricular – BNCC.
- Programa Currículo em Movimento.
- ‘‘Ode ao Bozo’’, das Gatunas
Disciplinas que podem se beneficiar deste episódio:
- Introdução à Antropologia
- Introdução à Sociologia
- Antropologia da Educação
- Antropologia e Mercado de Trabalho
- Introdução à Metodologia das Ciências Sociais
- Estágio docente
- Disciplinas da Licenciatura em Ciências Sociais
Expediente:
- Apresentação: Gabriel Marçal e Irene do Planalto.
- Produção: Gabriel Marçal e Irene do Planalto.
- Montagem e edição do roteiro: Gabriel Marçal e Irene do Planalto.
- Revisão do roteiro: Daniela Manica e Soraya Fleischer.
- Montagem e edição do episódio: Gabriel Marçal.
- Transcrição do episódio: Gabriel Marçal e Irene do Planalto.
- Revisão da transcrição do episódio: Cindy Lauren, Daniela Manica, Gabriel Marçal, Irene do Planalto e Soraya Fleischer.
- Conteúdo do sítio eletrônico: Gabriel Marçal, Irene do Planalto e Soraya Fleischer..
- Trilha sonora: Lucas Carrasco.
- Arte da terceira temporada do MUNSA, com pássaros dos campi da UnB e da Unicamp: Raíssa Almeida.
- Pássaro: Quero-quero (Vanellus chilensis).
- Divulgação: Isabela Soares e Equipe do Mundaréu.
Agradecimentos: Carolina Gallina, Laísa Fernanda, Equipe do Mundaréu, Soraya Fleischer, Daniela Manica, Banda Gatunas e quero-queros.