GIF, emoji, sticker, áudio, texto, foto e vídeo. Quantas são as formas para se comunicar por um celular? O que conseguimos transmitir por essa pequena tela? Como os aplicativos de mensagem ajudam a fazer pesquisa antropológica quando se está longe, quando se está no meio da pandemia?

Flávia Medeiros, antropóloga da UFSC em Florianópolis, e Penha Xavier, liderança comunitária da Baixada Fluminense no Rio de Janeiro, já trocaram muito e continuam trocando agora em tempos de distanciamento social. Produzem juntas uma Antropologia potente sobre o racismo, o encarceramento em massa, o abolicionismo penal, o genocídio da população negra no país. E tudo pelo zap.

** Penha da Silva Souza Xavier tem 54 anos, é egressa do sistema penitenciário e atualmente está cursando o 3° ano do Ensino Médio no Colégio Pedro II. Penha é militante do movimento social pelos direitos de mulheres presas e egressas e cria seus 8 netos. Para apoiar a Penha estamos fazendo essa campanha na qual você pode contribuir transferindo quantia de qualquer valor diretamente no PIX 01952701775. Os comprovantes podem ser encaminhados diretamente para a Flavia (WhatsApp 21-99962-1751). Agradecemos muitíssimo a todes.

 

Mais informações:

Outras redes:

    Músicas:

    Expediente:
    Apresentação: Daniela Manica e Soraya Fleischer.
    Produção: Daniela Manica, Soraya Fleischer e Lucas Linardi Carrasco.
    Transcrição das entrevistas: Ana Noronha, Arthur Ulhôa, Hugo Virgílio e Janaína Aleixo.
    Transcrição do episódio: Ana Noronha e Janaína Aleixo.
    Montagem e edição do roteiro: Daniela Manica e Soraya Fleischer.
    Montagem e edição do episódio: Ana Noronha, Arthur Ulhôa, Hugo Virgílio, Janaína Aleixo, Lucas Linardi Carrasco, Daniela Manica e Soraya Fleischer.
    Autorizações para as músicas: Daniela Manica e Ana Noronha.
    Conteúdo do sítio eletrônico: Soraya Fleischer, Daniela Manica e Flavia Medeiros.
    Divulgação: Milena Peres e equipe do Mundaréu.
    Foto no site: “Mobiles”, de Jayesh Nair (Freeimages)

    Agradecimentos: Penha, Vitória e Flávia; Doralyce, Bia Ferreira e Vinicius Lezo; Arthur Cruvinel, Altafonte e Colmeia 22; e Ellen Oléria.