Só ouve história quem conta história. Este é um princípio ético, metodológico e também teórico para a Antropologia que a Luciana Hartmann produz com crianças, suas professoras, nas escolas. História para se apresentar e também para conhecer a outra pessoa. Histórias para dar aulas, fazer pesquisa, escrever e apresentar resultados.

Foi o tema da infância e da migração que aproximaram a Luciana, professora de Teatro na Universidade de Brasília, da Ariana Furtado, professora do primeiro ciclo na Escola do Castelo, em Lisboa. Este é um centro de ensino público e multicultural situado no bairro do Castelo, ponto turístico conhecido no alto da cidade. Neste episódio, as crianças cantarão músicas para elas, uma contará histórias para a outra, juntas vão narrar sobre seus encontros para nós. E nós do Mundaréu vamos levando esta contação adiante, sempre num jogo do vai e vem.

Mais informações:

Outras publicações:

Músicas/Histórias/Depoimentos da Rádio Pavão:

No “Bloco 1”:

• Voz de João Nicolau, Escola do Castelo, Lisboa/Portugal. Rádio Pavão, Emissão #2, Min: 07:55-08:12.
  • Música cantada pelas crianças da Escola do Castelo. “Sodade”, interpretação original de Cesária Évora; compositores Amandio Cabral e Luis Morais. Rádio Pavão, Emissão #3, Min. 13:10-13:56.
  • Depoiumentos das moradoras do bairro do Castelo, Lisboa/Portugal. Rádio Pavão, Emissão #7, Min. 01:30-02:25.
  • Música cantada por Margarida e Laura, Escola do Castelo. “Sou a Escola”, autoria de Jorge Domingues. Rádio Pavão, Emissão #4, Min. 11:35-12:00.
  • Vinheta da Rádio Pavão, Emissão #2, Min. 00:00-00:15.
  • Voz de Margarida, Escola do Castelo. Rádio Pavão, Emissão #2, Min. 00:50-00:55.
  • Professora Silvia e crianças da Escola do Castelo. Momento Língua de Fora. Rádio Pavão, Emissão #14, Min. 34:45-35:22.
  • Voz de Pilar, Escola do Castelo. “Canção da margarida”. Rádio Pavão, Emissão #2, Min. 06:51.

No “Miolo”:

• Música cantada por de Zöe, da Escola do Castelo, acompanhada de violão tocado pelo seu pai Pedro Gonçalves. “O melhor presente”, autoria de Luísa Sobral. Rádio Pavão, Emissão #3, Min. 15:14-16:12.

No “Bloco 2”:

• Voz de criança da Escola do Castelo sobre o palácio das memórias. Rádio Pavão, Emissão #14, Min. 36:42-37:05 e Min. 37:43-37:50.
  • Voz de criança da Escola do Castelo sobre o silêncio. Rádio Pavão, Emissão #19, 01:00-01:27.
  • Voz da Professora Ariana, saudação final às crianças. Rádio Pavão, Emissão #3, 12:50-13:30.

Apresentação: Daniela Manica e Soraya Fleischer.
Produção: Daniela Manica, Soraya Fleischer e Lucas Linardi Carrasco.
Transcrição das entrevistas: Irene Chemin, Melissa Bevilaqua, Pedro Ribas e Raissa Magalhães.
Pesquisa e seleção nas emissões da Rádio Pavão: Irene Chemin, Melissa Bevilaqua, Pedro Ribas e Raissa Magalhães.
Transcrição completa do episódio: Irene Chemin e Pedro Ribas.
Montagem e edição do roteiro: Soraya Fleischer e Daniela Manica .
Montagem e edição do episódio: Soraya Fleischer, Daniela Manica, Irene Chemin, Melissa Bevilaqua, Pedro Ribas, Raissa Magalhães e Lucas Linardi Carrasco.
Autorização para as músicas, histórias e depoimentos da Rádio Pavão: Soraya Fleischer, Ariana Furtado e Sílvia Gonçalves.
Conteúdo do sítio eletrônico: Soraya Fleischer e Daniela Manica.
Divulgação: Milena Peres e equipe do Mundaréu.
Foto no site: “Peacock feathers”, de Alfonso Diaz, Freeimages.

Agradecimentos: Ariana Furtado, crianças da Escola do Castelo, Rádio Pavão, Sílvia Gonçalves, Luciana Hartmann, Ellen Oléria com a música de abertura, “Mudernage”, do álbum Afrofuturista.

.

Data de Publicação: 16/04/2021