# 11 – Mundo na sala de aula: Catalunya Lliure

16 de Agosto, 2021

Assim como em antropólogos pioneiros, o Pedro Ribas foi até outro país para pesquisar cultura e política. Mas diferente dos clássicos, ele viveu essa experiência em 2019, fez do WhatsApp o seu caderno de campo, marchou pelas ruas junto com seus amigos e amigas catalães. Em “Festa e desobediência em nome da independência da Catalunha: eventos e mobilizações do Procés”, ele mostrou como a coletividade é importante desde a feitura e a escrita do TCC até as manifestações, preservação da memória e luta por um Estado independente. Orientado por Luiz Eduardo de Lacerda Abreu, defendeu sua dissertação de graduação em Antropologia na Universidade de Brasília em 2020.

*Errata: Artés, a cidade que Ana e Pedro visitaram, não fica a 600km, mas a 74km de Barcelona.

Disciplinas que podem se beneficiar deste episódio:

  • Antropologia urbana
  • Sociologia urbana
  • Antropologia e movimentos sociais
  • Antropologia política
  • Etnografia de conflitos
  • Antropologia dos ritos sociais
  • Etnografia das instituições
  • Memória social e patrimônio cultural

Materiais que podem dialogar com este episódio:

Materiais extras:

Expediente: 

  • Apresentação: Hugo Virgilio e Raíssa Almeida
  • Produção: Hugo Virgilio
  • Montagem e edição do roteiro: Hugo Virgílio
  • Montagem e edição do episódio: Hugo Virgilio, Daniela Manica e Soraya Fleischer
  • Transcrição do episódio: Raíssa Almeida, Hugo Virgilio e Jana Aleixo
  • Revisão da transcrição: Soraya Fleischer
  • Conteúdo do sítio eletrônico: Hugo Virgilio e Soraya Fleischer
  • Divulgação: Milena Peres e equipe do Mundaréu

Agradecimentos: Pedro Ribas, Ada Berrojo, Ana Claudia Knihs, Natalia Ubiali e Malu Vietes. E a equipe do Mundaréu, em especial, Raíssa Almeida e as coordenadoras da segunda temporada do Mundo na sala de aula, Irene Chemin e Arthur Ulhôa, e as coordenadoras do Mundaréu, Soraya Fleischer e Daniela Manica.

Veja Também

Episódio 34 no ar!

Episódio 34 no ar!

❓Quais são os desafios de construir uma universidade mais democrática e feminista? ⁉️ Como enfrentar a violência de gênero dentro das instituições de ensino? ❓ E de que forma a militância e a pesquisa podem se encontrar para transformar a realidade? 🟠 Essas são fotos...

Escute o episódio 33!

Escute o episódio 33!

❓Como pode um mapa se tornar ferramenta de resistência? ⁉️De que forma comunidades quilombolas, indígenas e quebradeiras de coco transformam a memória em território? 🚀 E o que acontece quando a luta por terra entra em conflito com grandes projetos de desenvolvimento,...