“Mundo na sala de aula”, a nova série do podcast Mundaréu!

Você já pensou em um dia chegar em casa e ter um antropólogo entrevistando a sua mãe na mesa da cozinha? E se a sua casa for uma ocupação de moradia popular de um antigo hotel no centro do Rio de Janeiro? E mais ainda: quando você menos percebesse, estivesse cursando antropologia? Foi mais ou menos isso o que aconteceu com o Hugo Virgilio, estudante de Antropologia da Universidade Federal Fluminense e em mobilidade estudantil na Universidade de Brasília. Ele produziu o primeiro episódio da nossa nova série: “Mundo na sala de aula”!

Disciplinas que podem se beneficiar deste episódio:

• Métodos e Técnicas de Pesquisa em Antropologia
  • Antropologia dos conflitos
  • Adversidades no fazer antropológico
  • Geografia Humana e Econômica
  • Teorias Antropológicas II
  • Antropologia urbana
  • Antropologia e ética
  • Antropologia visual

Materiais que podem dialogar com este episódio:

Materiais extras

Apresentação: Hugo Virgilio e Luisa Nascimento
    Produção: Hugo Virgilio, Luisa Nascimento e Soraya Fleischer
    Montagem e edição do roteiro: Hugo Virgilio, Soraya Fleischer e Daniela Manica
    Montagem e edição do episódio: Hugo Virgilio e Lucas Linardi Carrasco
    Transcrição do episódio: Luisa Nascimento
    Autorizações para as músicas: Mano Teko – @manotekorj
    Conteúdo do sítio eletrônico: Hugo Virgilio e Soraya Fleischer
    Divulgação: Milena Peres e equipe do Mundaréu

Agradecimentos: Um agradecimento as professoras Daniela Manica e Soraya Fleischer pela convite de pilotar esse primeiro episódio do Mundo em sala de aula e a toda a equipe do Mundaréu pelas sugestões e apoio. Também agradecer a UnB e seu Departamento de Antropologia pelo acolhimento, a professora Lucía Eilbaum (UFF); ao Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (InEAC) e ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Antropologia do Direito e das Moralidades (GEPADIM). Também ao Mano Teko que tão gentilmente nos permitiu usar a usa música para embalar o episódio; ao Consórcio Andifes que permite a estudantes de graduação do Brasil inteiro a possibilidade de intercâmbio entre universidades federais; aos meus interlocutores, aos meus padrinhos Olga e Augusto pelo incentivo e por me ajudarem a me manter em Brasília, aos meus melhores amigos Eduardo, Yasmin e Luiza por sempre me apoiarem nas minhas loucuras e claro, aos meus pais por serem os melhores que eu poderia ter, por serem tão mente aberta e nos proporcionarem essa experiência tão legal que é o contato com a Antropologia.

Data de Publicação: 16/08/2020